O que significa instituir o Prêmio “Doar para Transformar”?

Nenhum país conseguirá alcançar seu potencial se fechar as portas para metade da população e deixá-la de lado. Investir e educar as mulheres e meninas traz um retorno concreto para o desenvolvimento local maior do que qualquer outra forma de investimento. Portanto, fortalecer a capacidade das mulheres de gerar seus próprios rendimentos é fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Verifica-se, portanto, a necessidade dos setores público e privado em aumentar os investimentos nas mulheres a fim de eliminar a discriminação e fortalecê-las como fator de mudança social e econômica.

É preciso sinalizar às empresas o potencial de retorno do investimento quando optam por trabalhar com as mulheres numa proposta de filantropia estratégica.  É preciso ganhar mentes e corações dos funcionários das empresas para que se sintam orgulhosos em trabalhar em empresas que participam da promoção e construção da igualdade social entre mulheres e homens e reconhecem que conquistar a autonomia econômica para as mulheres é questão de justiça.

Por outro lado, vale perguntar onde estamos, nós mulheres, enquanto investidoras no processo de acumulação de nosso próprio capital para realizar sonhos e desejos como também para enfrentar dias difíceis.

Esta é a pergunta que o Fundo ELAS nos faz quando institui seu Prêmio “Doar para Transformar” e nos propõe atuar num processo de transformação das mulheres. Na verdade também de nossa própria transformação. Doar sem o ranço assistencialista, caritativo, mas doar de modo estratégico.

E finalizando neste ponto, penso ser esta a hora de nós mulheres, que temos as oportunidades de realizarmos algum tipo de acumulação de capital seja investindo na bolsa de valores, seja nas cadernetas de poupança, seja em nossos futuros ou dos nossos filhos, trabalharmos nossas próprias propostas de filantropia estratégica em prol de todas as mulheres, com espírito de solidariedade feminina e feminista, de transformação e investimento social.

Rebecca Reichmann Tavares
Diretora Regional ONU MULHERES

 
 
Realização Apoio     Mídia Partner